A vida é um salão de espelhos: será que enxergamos a realidade como ela é?

“Porque agora vemos por espelho, obscuramente…”
1 Coríntios 13:12

Você confia no que vê?

Parece uma pergunta simples.

Durante grande parte da nossa vida, aprendemos a confiar nos nossos sentidos como uma confirmação da realidade: eu vi, portanto aconteceu. Eu ouvi, portanto foi dito. Eu senti, portanto é verdade.

Mas as coisas não são tão simples assim.

Nós não percebemos o mundo como uma câmera que apenas registra aquilo que está diante dela. Nossa percepção também é atravessada pela nossa história, experiências, expectativas, medos, desejos e afetos.

Por isso, gosto de pensar na vida como um grande salão de espelhos.

Existe uma realidade diante de nós.

Mas aquilo que enxergamos também depende do espelho através do qual estamos olhando.

O espelho não inventa tudo, mas também não mostra tudo

Em um salão de espelhos existe uma pessoa real diante deles.

Mas cada espelho devolve uma imagem diferente.

Um alonga. Outro diminui. Um aproxima. Outro distorce.

E, dependendo da posição em que estamos, aquela imagem pode parecer absolutamente verdadeira.

Psicologicamente, algo parecido pode acontecer.

Uma pessoa que viveu sucessivas experiências de rejeição, por exemplo, pode se tornar mais sensível a sinais de abandono. Um silêncio, uma demora para responder ou uma mudança no tom de voz podem ganhar um significado muito maior.

Isso não significa que aquilo que ela sente seja falso.

O sentimento é real. A interpretação da situação, porém, pode não ser a única possível.

Para mim, essa diferença é fundamental.

Às vezes vemos também aquilo que carregamos

Na Psicologia Analítica, existe um conceito interessante para pensar sobre isso: a projeção.

De maneira simples, nem sempre reconhecemos imediatamente determinados conteúdos psíquicos como nossos. Às vezes, percebemos algo nosso primeiro no outro.

É como se uma parte da nossa própria imagem aparecesse refletida do lado de fora.

Isso pode participar tanto de grandes fascínios quanto de rejeições muito intensas.

Mas existe um cuidado importante aqui.

Nem tudo é projeção.

Às vezes o outro realmente está sendo agressivo.

Às vezes uma relação realmente não está fazendo bem.

Às vezes existe um problema concreto diante de nós.

Autoconhecimento não deveria servir para duvidarmos permanentemente da nossa própria percepção.

A questão é outra: reconhecer que, entre aquilo que acontece e a maneira como compreendemos aquilo que aconteceu, nós também estamos presentes.

O outro existe.

A realidade existe.

E a nossa história também existe.

O mesmo espelho muda conforme o momento

Nossa percepção também pode mudar de acordo com o estado em que estamos.

Quando estamos com medo, podemos ficar mais atentos a ameaças.

Quando estamos apaixonados, algumas qualidades podem parecer enormes e certos defeitos quase desaparecer.

Quando estamos inseguros, um comentário banal pode adquirir um peso muito maior.

Quando desejamos muito alguma coisa, podemos prestar mais atenção aos sinais que confirmam aquilo que gostaríamos que fosse verdade.

Por isso, perceber alguma coisa não significa necessariamente conhecê-la por inteiro.

Entre o que aconteceu e aquilo que concluímos sobre o que aconteceu existe um processo.

“Agora vemos como por um espelho”

É por isso que gosto tanto da imagem presente em 1 Coríntios 13:12:

“Agora vemos como por um espelho, obscuramente.”

Mesmo para quem não faz uma leitura religiosa da passagem, existe algo muito humano nessa imagem.

Eu vejo. Mas talvez ainda não veja tudo.

Talvez parte do amadurecimento esteja justamente em conseguir sustentar essa possibilidade.

Posso ter certeza daquilo que senti sem ter certeza absoluta da intenção do outro.

Posso reconhecer minha percepção sem transformá-la imediatamente na única explicação possível.

Posso confiar na minha experiência e ainda me perguntar:

“Existe alguma coisa que eu não estou conseguindo enxergar?”

Às vezes, essa pergunta muda muita coisa.

Como polimos nossos espelhos?

Se carregamos nossa história para aquilo que vemos, talvez uma parte importante do autoconhecimento seja aprender a reconhecer esses filtros.

É isso que eu gosto de chamar de polir o espelho.

Para algumas pessoas, isso acontece na psicoterapia.

Também pode acontecer no silêncio, na meditação, na oração, na escrita, no exercício físico, na arte ou simplesmente quando conseguimos nos afastar um pouco de uma situação antes de reagir.

Nenhuma dessas coisas nos transforma em observadores completamente neutros.

Talvez isso nem seja possível.

Mas elas podem criar um pequeno espaço entre sentir e reagir, entre ver e concluir.

E esse espaço pode fazer muita diferença.

E a intuição?

Também acho importante falar dela.

Intuição não precisa ser tratada como o contrário da razão.

Às vezes percebemos alguma coisa antes de conseguirmos explicar exatamente por quê. Podemos captar mudanças no comportamento, no tom de voz, no ambiente ou reconhecer padrões a partir de experiências anteriores sem que todo esse processo esteja imediatamente claro para nós.

Mas intuição também não é garantia de verdade.

Ela pode nos dizer: “preste atenção nisso.”

Depois podemos observar melhor, procurar outras informações, olhar para os fatos e tentar compreender o que estamos sentindo.

Talvez o mais interessante não seja escolher entre razão e intuição, mas aprender a colocá-las em diálogo.

Por qual espelho estou olhando?

A vida continuará nos oferecendo espelhos.

Os relacionamentos podem funcionar como espelhos. A família. O trabalho. As redes sociais. As pessoas que admiramos e também aquelas que nos incomodam.

Alguns refletem aspectos que gostamos de reconhecer.

Outros mostram partes que preferiríamos não encontrar.

E alguns podem distorcer tanto nossa imagem que passamos muito tempo acreditando que somos exatamente aquilo que aparece diante de nós.

Por isso, talvez uma das perguntas mais importantes do autoconhecimento não seja apenas:

“O que estou vendo?”

Mas também:

“Por qual espelho estou olhando?”

Não para desconfiar de tudo.

Nem para viver procurando uma verdade escondida atrás de cada experiência.

Mas para lembrar de algo simples:

aquilo que vemos importa. Aquilo que sentimos importa. E o lugar de onde estamos olhando também.

Talvez polir o espelho seja justamente isso.

Não enxergar uma realidade perfeita.

Mas conseguir vê-la com um pouco mais de clareza.

Luciana Paiva
Psicóloga • Neuropsicóloga